Quando entramos na área pet, o maior medo do tosador é fazer uma TOSA NA TESOURA. Por ser um tipo de tosa mais avançado, é necessário habilidade, experiência e segurança no manuseio. Além disso, o profissional deve ter bom conhecimento dos tipos de tesoura existentes e suas funções, para um resultado satisfatório.
Tipos de Tesouras
Tesoura Curva 8.0 Pet Grooming Shear Verde Metálico PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)
Tesoura Dentada 7.0 Pet Grooming Shear PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)
Dúvidas na hora da aquisição
Existem muitos aspectos que diferenciam uma tesoura das outras e que podem gerar incertezas… Qual marca, tamanho, fio da lâmina e aço são considerados melhores?
Mas vamos tirar algumas dúvidas importantes:
Inicialmente, indicamos para o profissional dois tamanhos de tesoura reta, porque serão as mais usadas (claro que, com o passar do tempo, ele sentirá necessidade de adquirir duas de todos os tipos de tesoura). O tamanho padrão da tesoura varia de 7,5 a 8,5 polegadas. O indicado é ter uma com tamanho padrão e uma pequena (de 6 ou 7 polegadas), para trabalhar pequenas regiões.
A tesoura de 10 polegadas é utilizada apenas em cães maiores e dificulta a tosa em cães pequenos.
A rigor, é possível realizar uma tosa usando somente um tipo de tesoura, mas o ideal é ter todos os tipos de fios como opção para cada situação. Assim, durante o trabalho, o profissional pode escolher qual tipo se encaixa melhor para cada desenho. Isso facilita muito o trabalho e o acabamento.
Enfim. Ao adquirir uma tesoura, pesquise as opções e teste em sua mão para sentir a pegada para comprar a que mais combina com você.
Manuseio de Tesoura
1. Coloque o anel da tesoura na primeira falange do dedo anelar, use e dedo mindinho para apoiar no suporte e firme a tesoura usando apenas os dedos indicador, médio e anelar e, teste em várias posições para ter certeza que a tesoura esta bem firme;
2. Coloque o dedão na altura da unha no segundo anel;
3. Abra a tesoura movendo apenas o dedão;
4. Abra a tesoura o máximo possível;
5. Abra e feche toda a tesoura movendo apenas o dedão.
Treino
Treine a pegada da tesoura nas suas horas vagas para acostumar com o movimento. No começo é difícil e chato, mas aos poucos você vai pegando o jeito. Depois de um tempo, a pegada certa será automática toda vez que pegar em qualquer tesoura.
Exercícios e alongamento para mão e punho
Cuide da saúde da sua mão e punho, pois você dependerá muito do bem estar dessa parte do corpo para trabalhar no banho e tosa.
Exercícios para fortalecer a mão com bolas ou aparelhos adequados para essa atividade e alongamentos diários previnem algumas doenças e fortalecem seu principal instrumento de trabalho.
Não esqueça da coluna! Faça alongamentos e evite posições que prejudiquem.
Cuide-se!
Cuidados na tosa com tesoura
Independente da técnica usada, a parte mais importante para fazê-la corretamente é a contenção animal. Se não souber como conter um animal e como manuseá-lo em cima da mesa dificilmente conseguirá aplicar técnicas básicas ou avançadas.
1. Ensine o cachorro a se posicionar na mesa – ele deverá ficar na posição de “stay” para ser tosado de maneira segura;
2. Não tose o cachorro sentado, a possibilidade de fazer um buraco é muito grande e você apenas notará quando ele se levantar;
3. Seja firme sem ser violento. Mostre que é um procedimento seguro e que ele deverá te obedecer;
4. Teste várias posições da tesoura e manuseie a mesma da forma mais confortável para você e para o animal;
5. Sempre dê uns minutos de descanso – o cachorro costuma se incomodar ao ficar na mesma posição por muito tempo. Isso vale também, quando levantamos uma das pernas ou seguramos a cabeça de forma diferente;
6. Caso o cão seja muito agitado, canse ele com contenção adequada para você não se cansar;
7. O segredo é treinar. Acesse o canal do Groom Team no You Tube e veja os vídeos de tosa, tratamentos de pelagem e penteados com o time com mais capítulos no Brasil e Mercosul.
Autora: